karen yamaguchi's profile

Portfólio da disciplina de Educação Física

Karen Sayuri Sumida Yamaguchi
.__________________________. 
Portfólio da disciplina de Educação Física - 2º trimestre
​​​​​​​
   *Reuni informações sobre os seguintes assuntos: doping, distúrbios alimentares, recursos ergogênicos e testes físicos. E por meio deste portfólio desenvolverei esses assuntos, bem como servirá de intermédio para nós alunos dos 2°anos alcançarmos a nota avaliativa do 2° trimestre da matéria de Educação Física.
_DISTÚRBIO ALIMENTARES_
   Distúrbios alimentares podem ser originados de hábitos como a redução extrema ou consumo em excesso de alimentos. Eles são comuns na adolescência e no começo da vida adulta. Pessoas com depressão, ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo estão mais propensas a desenvolver um distúrbio alimentar.
Os três principais tipos de transtorno são:Anorexia nervosa:    Anorexia é uma doença caracterizada por uma perda voluntária de peso motivada por um desejo patológico de emagrecer aliada a um medo intenso de engordar.
   A perda de peso é conseguida através dos mais diferentes comportamentos: redução da alimentação, especialmente com relação aos alimentos que contém um maior número de calorias, exercício físicos intensos, utilização de medicamentos anorexigênos (redutores do apetite) e laxantes e/ou diuréticos ou vômitos provocados.
Bulimia nervosa:
   É um transtorno que pode ser caracterizado por períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos e métodos compensatórios, em um esforço para evitar o ganho de peso. 
Pessoas que sofrem de bulimia irão comer excessivamente grandes quantidades de alimentos, muitas vezes consumindo 4000 a 5000 calorias em um período muito curto de tempo. A vergonha resultante que vem depois de uma compulsão leva a sentimentos de ansiedade e pânico que levam a pessoa a se concentrar fortemente em purgar a comida, ela pode se exercitar excessivamente, forçar-se a vomitar ou tomar quantidades excessivas de diuréticos ou outros laxantes para ajudar a promover a liberação dos alimentos.
A bulimia apresenta uma prevalência no sexo feminino, 90 a 95%. E se manifesta mais tarde do que na anorexia, por volta dos 18 a 20 anos.

Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP):
   Caracterizado por episódios recorrentes de compulsão, onde são ingeridas grandes quantidades de alimentos (na maioria das vezes a pessoa come muito rapidamente e só “para” quando sente desconforto), acompanhada de um sentimento de total perda de controle. A pessoa que sofre de compulsão alimentar experimenta vergonha, angústia ou culpa depois do episódio de compulsão.
   Frequentemente a compulsão alimentar é acompanhada de comprometimento funcional do organismo, risco de suicídio e uma alta frequência de transtornos psiquiátricos como comorbidade. 
   Uma quarta categoria é chamada de  “transtornos alimentares não específicos (TANE) “, que inclui diversas variações de transtornos alimentares. A maioria destes distúrbios são semelhantes à anorexia ou bulimia, mas com algumas características diferentes

   De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psiquiatria, um por cento da população mundial – cerca de 70 milhões de pessoas – sofrem com transtornos alimentares.
  Tratamentos psicológicos e médicos são eficazes para muitos distúrbios alimentares. No entanto, em mais casos crônicos,  certos tratamentos ainda não foram identificados.
  Os transtornos alimentares são muito complexos, e apesar de várias pesquisas científicas para compreendê-los, o biológico, comportamental e bases sociais destas doenças são ainda imperceptíveis e não completamente esclarecidas.
   Atualmente as pessoas estão mais propensas a ter doenças relacionadas a estética e a alimentação, por verem corpos no padrão na redes sociais e tentarem obter esse "corpo perfeito", mas o que acabam conseguindo são frustrações, doenças psicológicas e distúrbios alimentares. 
Então muitas vezes as redes sociais são um gatilho para os distúrbios, porém existem digitais influencers que mostram a realidade do "corpo perfeito", por exemplo a instagrammer Sara Puhto.​​​​​​​
  Eu tenho Compulsão Alimentar ?
Se você está na duvida responda as seguintes questões. Quanto mais respostas “sim”, o mais provável é que você tenha transtorno de compulsão alimentar.
Você se sente fora de controle quando está comendo ?
Você pensa em comida o tempo todo ?
Você come em segredo ?
Você come até se sentir doente /estufado/cheio ?
Você come para fugir de preocupações, aliviar o stress, ou para confortar a si mesmo ?
Você se sente enojado ou envergonhado depois de comer ?
Você se sente impotente para parar de comer, mesmo que você queira ?
Se você respondeu a maioria com "sim", por favor procure ajuda médica ou psicológica.

"Corpo perfeito
é aquele
Que tem alguém 
feliz 
dentro dele"
                     Jorge Tolim​​​​​​​
.____________________________________.

_Testes Físicos_
​​​​​​​
   Os principais objetivos dos testes físicos são mensurar e detectar o estágio de condicionamento da pessoa e suas capacidades físicas, além de aptidões biológicas, fisiológicas, e descobrir a ocorrência de alguma doença pré-existente. Para isso, são realizados diferentes testes.
   A partir da avaliação física é possível identificar limitações, doenças e prioritariamente a condição e aptidão física atual do avaliado, além de sua anatomia. Os testes avaliativos devem ser realizados periodicamente e sempre comparados ao anterior, para descobrir se ocorreram melhorias ou perdas, tanto no aspecto condicional como no físico.
Exemplo de teste físico do corpo de bombeiros.
Principais métodos de avaliação física:
Anamnese
   É uma sondagem e investigação da condição de saúde do individuo em relação ao diagnóstico de doenças, principalmente as hereditárias. 

Avaliação antropométrica
   Mensura as medidas corporais do indivíduo: peso, altura, diâmetros articulares, medidas circunferenciais de braços, pernas, coxas, abdômen, quadril e etc.
Avaliação postural
   Detecta padrões anatômicos, desvios posturais. Uma das principais intenções é justamente corrigir ou amenizar os possíveis distúrbios anatômicos, fortalecendo grupos musculares e articulações através da indicação e realização de exercícios específicos. O individuo que tem boa postura, é aquele que consegue se manter em posição ortostática, exigindo mínimo esforço do sistema articular e muscular.
Avaliação nutricional
   Está se preocupa com a ingestão de nutrientes ou a falta deles na dieta da pessoa.Com isso, é possível montar uma rotina alimentar balanceada, com consumo proporcional ao gasto de energia, evitando a reserva ou falta de nutrientes. A dieta deve ser composta da maior variedade possível de nutrientes, desta forma garante a demanda de macro e micronutrientes.

Avaliação cineantropométrica
   Estes testes físicos avaliam as medidas do aluno em movimento. Como a velocidade, a força, a resistência e a agilidade. Porém é importante ter cautela em relação à aplicação de testes físicos para cardiopatas, hipertensos, obesos mórbidos e pessoas acometidas por doenças que fazem parte de grupos de riscos.

   Se formos falar de testes de aptidão física o melhor jeito de avaliar seria pelo consumo de oxigênio máximo, sendo assim o profissional de educação física tem inúmeras maneiras de poder avaliar a capacidade aeróbica. Veja um exemplo de teste de aptidão física da PMESP.
E os testes físicos ligados a avaliação da saúde devem ser encaradas como uma oportunidade única para garantir a segurança e para educar o futuro adulto sobre como manter um estilo de vida saudável e como prevenir lesões e diversos outros problemas. Isso torna a participação no esporte mais tranquila, saudável e divertida.
.____________________________________.

_RECURSOS ERGOGÊNICOS_

   Muitos atletas vivem em busca de meios que possam levá-los a uma pequena melhora do rendimento diante de seus oponentes. Para isto, duas estratégias têm sido sugeridas: dieta adequada e utilização de Recursos Ergogênicos.
   A palavra “ergogênico” significa substâncias ou artifícios adotados visando à melhora do desempenho, sendo derivada de duas palavras gregas: ergon, trabalho, e gennan, produção.
   Segundo NAHAS (2000: 127), Recursos Ergogênicos são todos os fatores externos e internos que auxiliam na melhora da performance atlética, durante a realização de uma atividade física (seja de em caráter competitivo ou com finalidade lúdica-diversão).
Os recursos ergogênicos podem se classificar nas seguintes categorias:
 Mecânicos
   Equipamentos que melhoram o treino são considerados mecânicos, pode ser o tênis projetado especialmente para a corrida ou aparatos feitos para que o usuário realize com mais eficácia um movimento, como os equipamentos da academia.
•Calçados esportivos; •Roupas esportivas; •Equipamentos esportivos.

Psicológicos
   Técnicas que ajudam a combater a ansiedade ou o estresse permitem o alcance de maior concentração e foco. Nesse quesito, atividades como a meditação e o ioga podem ajudar.
•Estado emocional; •Motivação.

Farmacológicos
   Neste campo está concentrada uma gama infinita de recursos, alguns de efeito comprovado e outros questionáveis. Fator em comum é o de que todos trazem algum efeito colateral indesejado. Desde um simples e inofensivo cafezinho até drogas poderosas como as anfetaminas. Os ergogênicos têm sido objetos de estudos pelos pesquisadores do assunto. 
•Creatina Fosfato; •Drogas; •Hormônios.
Fisiológicos
   Para potencializar a atuação de quem faz esportes, pensar na adaptação fisiológica é fundamental. O próprio treinamento em si é um exemplo de recurso dessa categoria, bem como outros tipos de mecanismos, como a massagem e a adaptação a novas altitudes.

Nutricionais
   Algumas das opções nutricionais são os alimentos que visam conceder um aporte de massa muscular ou energético. Os principais são: 
•Carboidratos;•Proteínas;•Vitaminas;
   Os anabolizantes também tem função fora dessa área das academias, como nos casos de pacientes portadores do vírus HIV, que possuem déficit na produção hormonal e baixa imunidade, o uso dos anabolizantes é significativo para a evolução positiva do paciente. 
   Então podemos concluir que devemos utilizar os aspectos positivos dos Recursos Ergogênicos no exercício não apenas para melhorar seu desempenho físico, mas também para possibilitar a prática regular de atividade física. Para tanto, é importante não apenas a organização de um horário diário e semanal para prática, mas também que ela seja executada com eficácia, de forma prazerosa, evitando desânimos que afastem o praticante. Neste aspecto, o uso dos Auxílios Ergogênicos constitui uma importante ferramenta na busca desta manutenção.
.____________________________________.

_DOPING_

   É chamado de Doping, o uso de qualquer droga ou medicamento que possa aumentar o desempenho dos atletas durante uma competição.
   O uso de medicamentos por alguns atletas, além de trazerem riscos a saúde, é antiético, pois nesse caso, não há igualdade de condições entre os atletas.
   Como o doping é mais comum em competições importantes, geralmente internacionais, os envolvidos são esportistas de muita experiência. "Dificilmente um atleta desse nível profissional não sabe que as substâncias são ilícitas, especialmente porque a maioria delas é injetável e é preciso a concordância dele para a aplicação. Por isso, não se pode culpar somente os treinadores", afirma.
Atualmente, existe uma lista de medicamentos proibidos. Essas drogas são agrupadas nas seguintes classes:

- Estimulantes – agem direto sobre o sistema nervoso central, fazendo o mesmo efeito da adrenalina. As substâncias são: pseudoefedrina, efedrina, anfetamina, cocaína e cafeína.
- Analgésicos Narcóticos - atuam no sistema nervoso central, diminuindo a sensação de dor. As substâncias são: morfina, codeína, propoxifeno, petidina.
- Agentes anabólicos – agem aumentando o tamanho dos músculos.
- Diuréticos – atua aumentando a produção e a excreção, causando a perda de peso. São usados também para o mascaramento de doping. As substâncias são: triantereno, hidroclorotiazínicos, furosemide.
- Betabloqueadores: agem diminuindo a pressão arterial e ajudam a manter estáveis as mãos do atleta. É usado em competições como o tiro. As substâncias são: propranolol e atenol.
- Hormônios peptídeos e análogos: aumentam o volume e a potência dos músculos. As substâncias são: Hormônio do crescimento, eritropoetina, corticotropina.

  Desde 1968 foram utilizados pela primeira vez os testes anti-doping nos Jogos Olímpicos.
  Em 1999 foi fundada a World Anti-Doping Agency (WADA), para o combate da prática do doping pelos atletas. Essa Agência Mundial criou um código mundial anti-doping (CMAD), que é utilizado pela maioria das Federações Internacionais e pelo Comitê Olímpico Internacional.
  A pioneira nas punições por uso de doping foi a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Em 1928 a Associação baniu os primeiros atletas por doping.
O controle do doping é realizado através do exame de urina ou sangue. Os exames podem ser realizados a qualquer momento, antes durante e após a competição ou prova, inclusive durante os treinos.
   Um dos jogadores famosos pego mais de uma vez pelo teste antidoping foi Maradona. A primeira delas, em 1991, quando jogava pelo Napoli da Itália, com resultado positivo para cocaína. A segunda foi em disputa na Copa do Mundo em 1994, pego no antidoping pelo uso de efedrina.
   Você usaria uma droga para tentar ganhar uma competição, mesmo sabendo que o doping coloca em risco sua saúde?
   Concluímos então que o doping não prejudica apenas sua vida mas também a de seus adversários, deixando a disputa injusta e desigual. Podemos citar o exemplo do halterofilista que levantou 160kg e teve o músculo que rodeia a omoplata direita ceder violentamente, desprotegendo a coluna do atleta e o deixando tetraplégico. As constantes ingestões de anabolizantes "esticaram" o músculo de tal maneira que, numa situação de esforço, este rompeu-se brutalmente. O doping vai te ajudar no começo mas no final ele te faz pagar por todos os seus anos de glórias que teve por usa-lo.

Bibliografia
https://www.news-medical.net/health/What-is-an-Eating-Disorder-(Portuguese).aspx
https://www.vittude.com/blog/disturbios-alimentares-causas-sintomas-tratamentos/
https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-de-sa%C3%BAde-mental/transtornos-alimentares/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-transtornos-alimentares
http://gatda.com.br/index.php/2016/03/15/disturbio-alimentar-o-que-e/
https://www.ativo.com/fitness/treinamento-fitness/a-importancia-da-avaliacao-fisica/
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921999000100005
https://nutmed.com.br/blog/nutricao-clinica/o-que-sao-os-recursos-ergogenicos
https://www.treinus.com.br/blog/o-que-e-recurso-ergogenico/
https://www.efdeportes.com/efd164/recursos-ergogenicos-na-atividade-fisica.htm
https://www.infoescola.com/esportes/doping/
https://pebmed.com.br/suplementos-e-doping-no-esporte-o-que-o-medico-precisa-saber/
http://efartigos.atspace.org/fitness/artigo16.html#:~:text=O%20objetivo%20dos%20testes%20de%20aptid%C3%A3o%20f%C3%ADsica%20%C3%A9,VO2m%C3%A1x%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20com%20o%20sexo%20e%20idade
Portfólio da disciplina de Educação Física
Published:

Portfólio da disciplina de Educação Física

Published:

Creative Fields